Treino de Kyusho

No dia 3 de Julho, retomarei a actividade dos encontros mensais. Por motivos particulares, tive de "suspender" estes encontros. Escrevo suspender entre aspas porque não deixei de ir a outras actividades da KI.
Para aqueles que ainda pensam que lhes basta ter os vídeos e os livros para aprenderem, recordo-lhes que a ser assim, nunca teríamos precisado de praticar as Artes Marciais e Desportos de Combate treinando com um ou mais Mestres., pois livros e DVDs não faltam no mercado.
Resumindo e concluindo:
A verdade é que neste exacto momento em que escrevo estas breves palavras, ainda me encontro un tanto dorido e massacrado do treino.
Mas, como estou sempre a ouvir dos meus entes queridos, "quem corre por gosto não cansa"!
Na verdade este pequeno desabafo leva-me a uma reflexão que me tem acompanhado particularmente nestes últimos tempos:
O esforço e o espírito de sacrifício!
Estas duas qualidades estão cada vez mais ausentes da nossa sociedade, primeiro e muito particularmente dos praticantes (alunos) de Artes Marciais e Desportos de Combate,
Isto faz com que os métodos de treino e pedagógicos tenham evoluído de uma forma acentuada. No entanto, não é minha intenção nem sou de opinião que toda essa evolução seja a mais correcta.
Na maioria dos casos será, mas que hoje em dia vê-se muita gente a querer ir treinar para "aprender uns truques", também é verdade. Ora mesmo isso sendo uma pretensão legitima, também não é menos certo que é uma pretensão que desvirtua todo o contexto marcial e desportivo. Na verdade cada vez é mais necessário ter o entendimento de que sepretendem atingir um determinado nível, patamar ou objectivo, deverão ter presentes que tal coisa está mais dependente do seu próprio esforço e espírito de sacrifício do que propriamente do seu mentor, mestre ou treinador.
Em breve voltarei para falar mais um pouco sobre este assunto.

Comentários