Treinos na Fábrica



Agora ao fim de dois meses de início da prática de Taekwondo na Fábrica, já estou em condições de fazer uma análise retrospectiva deste novo projecto.
Na verdade sinto que tem um grande potencial para crescer e dinamizar a prática de tão salutar modalidade no concelho de Valongo, pois para além da minha disponibilidade e vontade, tenho por trás pessoas que não só dizem querer que a modalidade cresça, como de facto estão dispostos a apoiar as iniciativas necessárias.
Assim, estou convicto que com trabalho metódico e sério, evitando erros do passado, dando um passo de cada vez e sempre em terreno firme, conseguiremos em poucos anos, ser uma referência em termos qualitativos e quantitativos do Taekwondo nacional, contribuindo também dessa forma para o crescimento de um concelho que frequentemente tem sido esquecido pelo poder central.
Mais importante ainda é a convicção que ao trabalharmos com as camadas mais jovens, contribuímos certamente para a formação física e mental dos mesmos, acreditando sempre que a formação cívica e social é sempre mais importante do que eventuais prémios clubísticos.
Não foi, não é e nunca será esse o primeiro objectivo da Associação Taekwon-do do Porto. 
Naturalmente seria hipocrisia dizer que vencer em competições não é nenhum objectivo, mas não é o Objectivo!
O primeiro objectivo desta associação é promover e divulgar o Taekwondo.Sendo o Taekwondo antes de tudo o resto uma arte marcial, não concordamos com os desvios actuais que pretendem explorar e divulgar apenas o "desporto". Coloquei desporto entre aspas, pois mesmo o desporto sempre foi considerado uma escola de ética e de valores sociais, o que também tem vindo a ser adulterado pela valorização excessiva de uma das suas componentes: A Competição!
Bom vou terminar aqui, prometendo em breve abordar este tema em mais do que uma página, pois no meu modesto entendimento, este assunto merece verdadeiramente uma reflexão séria e ponderada.

Comentários